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Ouvir clientes para inovar!

August 9, 2017

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Inovação como drive de crescimento.

July 31, 2017

Num mercado cada vez mais globalizado e de rápidas mudanças, a inovação tem sido um assunto nas principais revistas e eventos de negócios ao redor do mundo. Em 2016 o IBGE lançou sua última pesquisa de mortalidade de empresas, onde de cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos e um estudo mais preocupante, elaborado em 2012 pela empresa Innosight¹, aponta que em 2027, 75% das 500 maiores empresas atuais estarão extintas.

 

E não será preciso 2027 chegar para constatarmos essa realidade, atualmente já temos notícias de empresas como a Tesla, montadora de veículos elétricos que apesar de 15 anos de existência, em 2017 já superou o valor de mercado da FORD, empresa de 114 anos de mercado. E muitos outros cases de sucesso, como UBER, SPOTIFY, AMAZON, AIRBNB e a conhecida gravadora VIRGIN RECORDS, que inovou e hoje oferece voos comerciais espaciais e já possui planos de levar humanos a marte (Virgin Galactic).

 

Mas você pode se questionar: Ahhh mas são grandes empresas, com um capital absurdo para investirem em inovação, mas veja por esse olhar: Pequenas empresas podem inovar sem precisar de muito capital para poder investir, pois se olhar de forma macro esses cases, todos eles, inicialmente, gastaram apenas seu tempo para pensar, começando por essa reflexão: Como posso faturar mais? Para essa pergunta temos duas respostas: 1.ª Vender para novos mercados/segmentos, atender com exclusividade um determinado público e como 2.ª resposta: Vender melhor na base de clientes, com estratégias de up-sell, cross-sell, aumento do ticket, dentre outros.

 

Mas na verdade, o que essas empresas fizeram foi colocar o cliente em sua estratégia de negócio, que é olhar de forma empática para esse público, se colocar no lugar das pessoas, para descobrir quais são as reais dificuldades, necessidades ou quais são seus desejos mais profundos e com toda essa informação nas mãos, puderam aplicar a inovação em seus processos, para oferecer serviços exclusivos, diferenciados e que são desejados por esse mercado e ainda o mais importante, são difíceis de copiar, pois faz parte do DNA da empresa.

 

Um exemplo disso foi o ano de 1997, em que os fundadores do GOOGLE ofereceram seus serviços para o YAHOO por apenas 1 Milhão de dólares, que foi recusado e em 2016 já valia 500 Bilhões de dólares, mas a reflexão não é quanto deixaram de faturar, mas: Se o Yahoo tivesse comprado o GOOGLE, será que perpetuaria a inovação na empresa? Acredito que não, pois não era o DNA da Yahoo a inovação.

 

Então aplicar inovação como drive de crescimento do negócio, é ouvir e entender seus clientes, para projetar serviços que aumentem a experiência para o cliente, para que sejam desejados pelos mesmos e assim, poder aumentar suas receitas e ter diferenciação de mercado.

 

EXERCÍCIO:

Se questione: O que eu tenho feito tem agregado valor para meu cliente e tem dado resultados para meu negócio? Meu serviço é relevante para o mercado ou eu estou gladiando no oceano vermelho?

 

Esse é nosso primeiro post, estamos grato com sua leitura e assine nossa lista para ficar antenado nas novidades.

 

Tenha um excelente dia.

 

¹ https://www.innosight.com/wp-content/uploads/2016/08/creative-destruction-whips-through-corporate-america_final2015.pdf

 

 

Sobre o Autor

Ricardo Oliveira: 

 

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